Modificações no 737 MAX / Atualizações Adicionais

O que será tratado antes da aeronave voltar às operações?

Durante o processo de revisão e testes, algumas questões foram descobertas que não estavam diretamente relacionadas ao Sistema de Estabilização Automática (MCAS) ou aos acidentes. Esses itens serão resolvidos em cada avião antes de retomar as operações.

1 Atualizações de software desenvolvidas para resolver questão teórica do estabilizador horizontal

Durante os testes, a equipe simulou o que poderia acontecer em caso de várias potenciais condições de falha. Foi identificada uma combinação teórica de falhas que poderia levar a uma condição de descontrole do estabilizador. Apesar dessa condição nunca ter ocorrido durante as 200 milhões de horas de operação de voo em nenhum avião 737, um novo software foi desenvolvido, testado e certificado para garantir que isso nunca aconteça. O software atualizado será carregado em todas as aeronaves antes de voltar às operações.

2 Solução determinada para modificar parte da fiação para atender requisitos das agências reguladoras

O processo detalhado de revisão das agências reguladoras incluiu uma análise robusta do sistema de controle do estabilizador horizontal do avião. Durante a revisão, a equipe determinou que parte da fiação associada ao sistema não estava separada o bastante. Todos os aviões serão modificados a fim de atender a essa exigência antes de voltarem a operar. Em alguns casos iremos executar essa tarefa para as linhas aéreas clientes; em outros, forneceremos toda a documentação técnica e os materiais necessários para que eles mesmos possam executar esse serviço.

3 Verificação de Fragmentos de Objetos Estranhos (Foreign Object Debris ou FOD, na sigla em inglês) em aeronaves paradas

O FOD pode ser um derivado não intencional do processo de produção do avião. Durante a manutenção de rotina em aviões parados encontramos alguns casos de FOD. Imediatamente, inspecionamos todas as aeronaves paradas quanto a FOD e compartilhamos as recomendações de inspeção e instruções detalhadas com os clientes preservando suas próprias aeronaves. Também melhoramos nosso treinamento e procedimentos a fim de reduzir a probabilidade de FOD. Todos os aviões serão submetidos a uma inspeção antes de voltarem às atividades.

4 Atualização de software para resolver a remota possibilidade de desativação do piloto automático

Testes e análises exaustivas identificaram uma remota possibilidade do piloto automático desativar sem um comando do piloto. Já havia alertas e avisos na cabine de comando para notificar a tripulação sobre essa questão, que de fato nunca ocorreu. Um novo software foi desenvolvido, testado e certificado a fim de evitar que essa remota possibilidade ocorra. Uma atualização de software será carregada em todos os aviões 737-8 e 737-9 antes de voltarem a operar.

Haverá mudanças adicionais no futuro?

Todos os nossos programas de aeronaves incluem um processo de melhoria contínua de produtos. Nenhum dos seguintes itens foram considerados pelas agências reguladoras como necessários para a retomada segura às operações, mas serão resolvidos na medida em que prosseguirmos.

Integridade aumentada do Ângulo de Ataque (AOA)

Uma agência reguladora solicitou que também considerássemos uma ação futura para aumentar ainda mais a integridade do AOA. Essa agência reguladora não considerou isso uma exigência para o retorno seguro da aeronave às operações. Nossas equipes estão atualmente analisando qual a melhor forma de desenvolver e implementar essa funcionalidade.

Testes adicionais de alerta à tripulação

Após a retomada das operações, a Boeing e as principais agências reguladoras continuarão engajadas em estudar os fatores humanos associados às características de alerta à tripulação nos novos modelos do 737. O planejamento dessa nova iniciativa está em estágio inicial.